• PDF
  • Imprimir

Essa marca não te pertence, prefeito!

  • Qui, 28 de Abril de 2016 11:01
  • CIEP

    Educação é coisa de gente séria

    Como sempre o prefeito se apega à propaganda, à aparência e à mentira.

    Se acreditasse mesmo na Escola do Amanhã, já estaria funcionando há algum tempo. Coincidentemente, entrega a obra, a seis meses da eleição, mas, muito cuidado, pois toda obra que a prefeitura inaugura mostra-se sempre com algumas falhas. Não aguentamos mais o mesmo roteiro já ensaiado para essas ocasiões: falha do projeto, falha da execução ou falha na fiscalização? Tomando os cuidados necessários será possível evitar episódios pouco dignificantes como o desabamento do teto do Hospital Rocha Faria ou de parte da ciclovia Tim Maia em são Conrado. Ou o fazer e refazer dos BRTs.

    Agora, quase ao final de seu segundo mandato a educação tornou-se fundamental. Prefeito, está difícil enganar o eleitor, houve um excesso de mentiras de todas as instâncias que o cansaram, mas o tornaram mais observador.

    A Escola do Amanhã, ou como seu criador Darcy Ribeiro nominou há anos atrás no Rio de Janeiro, com inspiração de Anísio Teixeira, era o CIEP - Centro Integrado de Educação Pública - abandonado por seu partido de hoje, o PMDB, sendo governador à época Moreira Franco. Descontinuou o projeto para impedir sua consolidação por meras questões políticas. E, aliás, só fez mesmo o buraco do Metrô.

    Vai utilizar a educação como plataforma para as eleições? Que vexame, prefeito, a máscara está caindo mesmo.
    Ninguém pode ser contra escolas que ofereçam o mínimo de dignidade para professores e alunos. Escolas que permitam o desenvolvimento pleno de suas crianças. Uma escola de boa qualidade é o sonho de toda a sociedade que acredita que esse é o caminho para um país mais justo.

    Se a aluna que aparece na propaganda tem o sonho de ser médica, com certeza não encontrará daqui a algum tempo governantes como os de hoje que tratam saúde e educação como um fardo, que só serve para os discursos de véspera de eleições.

    Não pense, prefeito, que esse tipo de propaganda hoje apagará os momentos de greve dos professores em sua gestão, das dificuldades por que passam as creches, dos problemas enfrentados pelos pais da hora de matricular seus filhos. Do cobertor curto que faz com que alunos fiquem sem aulas, porque professores estão cobrindo as faltas na vitrine da vez.

    O dia a dia da educação não é tão fácil como se quer dar a entender e, provavelmente, essa visão de governar não durará muito tempo.

    Está na hora de buscarmos novos caminhos, novas esperanças, novos governantes que, finalmente, possam nos permitir sonhar, pois os que, durante dois mandatos não conseguiram, não será agora pelas mídias, com seus discursos de realidades virtuais, que conseguirão nos iludir.

    Jorge Prado é professor e membro do Diretório Municipal do PSDB Carioca

    Essa marca não te pertence, prefeito!

    Adicionar comentário