• PDF
  • Imprimir

Luiz Paulo e Carlos Osório homenageiam Fernando MacDowell

  • Qui, 24 de Maio de 2018 17:41
  • fernando-macdowel-luiz-paulo-carlos-osorio-psdb-carioca

    Destaque da importância do engenheiro na vida pública do Rio de Janeiro.

    Luiz Paulo, da tribuna da ALERJ, homenageou o engenheiro Fernando Luiz MacDowell, que exercia a função de vice-prefeito da cidade do Rio de Janeiro. Recordou os tempos em que o conheceu e com ele conviveu, na década de 70, quando o chamava de "Mac". MacDowell foi diretor de planejamento do Metrô e ajudou a implantar a Linha 1, à época, nos trechos Saens Peña-Carioca e Carioca-Botafogo, no governo Faria Lima. A partir daí o MacDowell se destacou como brilhante engenheiro e professor nas mais diversas universidades, inclusive no Instituto Militar de Engenharia.

    Em seu momento de homenagem e recordações sobre o engenheiro MacDowell, lembrou-se, ainda, de que foi diretor do Departamento de Estradas de Rodagem no governo Moreira Franco, órgão de excelência rodoviária à época. No governo Marcello Alencar, Luiz Paulo teve o prazer de, como vice-governador, trabalhar com ele, então subsecretário de obras, e ajudou muito em diversos projetos, inclusive no de despoluição da Baía de Guanabara e no da concessão à iniciativa privada do sistema de água e esgoto da Região dos Lagos.

    Em seu mestrado em transportes na Coppe, Luiz Paulo convidou-o para fazer parte da banca como professor visitante. Era um dos raros engenheiros que entendiam da tese apresentada, sobre concessão de obras públicas – o estudo de caso era a Linha Vermelha.

    Luiz Paulo, já como deputado estadual, participou de diversas audiências públicas com a presença de Fernando MacDowell, por exemplo: quando o Governo Cabral, renovou a concessão do Metrô por mais duas décadas e meia, tendo como contrapartida a empresa ter feito a ligação da estação de São Cristóvão até a Central do Brasil. Uma gambiarra que provoca risco permanente de acidente, por ter que ser operado por sinal e pela diminuição do intervalo entre trens, quando a solução factível à época era fazer o trecho Estácio-Carioca. Luiz Paulo e MacDowell defenderam contra, mas foram derrotados por essa máquina do governo que hoje é condenada pela sociedade.

    Estiveram juntos também contra o "linhão", que é a extensão da Linha 1, já concluída até a Praça General Osório, alterando o traçado da Linha 4, que começava em Botafogo, em frente ao Shopping Rio Sul, ia pela encosta do Jardim Botânico até a Praça do Jóquei, Gávea e, depois, São Conrado e Barra. Hoje é o chamado "linhão", passando por Ipanema, Leblon até a Barra. Luiz Paulo e MacDowell foram contra o traçado estapafúrdio, que temos hoje, o tal linhão. Hoje, verifica-se que o interesse do governo não era técnico nem tampouco político, era pecuniário, visto o que já foi descoberto na seção Rio de Janeiro da operação Lava Jato.

    Luiz Paulo recupera a importância Fernando MacDowell desse engenheiro na vida pública da nossa cidade e do nosso Estado.

     

    Carlos Osório, também na Tribuna da Alerj, homenageia o vice-prefeito, Fernando MacDowell, a quem conheceu no período que exerceu a função de Secretário Municipal de Transportes na cidade do Rio de Janeiro e, posteriormente, também Secretário de Estado de Transportes. Ele o considera referência acadêmica na área, um pensador, um executivo com passagens no metropolitano do Rio de Janeiro e sempre ouvido por políticos quando o assunto era o transporte.

    Osório participou de reuniões, conselho, debates com MacDowell, nem sempre concordando com suas ideias, mas sempre respeitando sua solidez e a certeza que sempre teve de que as suas posições tinham estudo técnico e seu próprio e também visavam ao que era melhor para o sistema de transporte público da Cidade do Rio de Janeiro.

    Termina afirmando que a cidade do Rio de Janeiro perde um grande carioca e uma pessoa que, durante grande parte da sua vida, se dedicou à academia e também a pensar o transporte em nossa cidade.

    Luiz Paulo e Carlos Osório homenageiam Fernando MacDowell

    Adicionar comentário