Macunaíma, de Mário de Andrade – "Muita Saúva, Pouca Saúde, Os Males do Brasil São."

  • Ter, 11 de Julho de 2017 13:17
  • luiz-paulo-deputado-psdb-carioca

    Luiz Paulo: "Falta de transparência, corrupção e má gestão do governo os males do Rio são."

    Luiz Paulo teve a Lei 7.166/2015, aprovada pela Alerj, que dispõe sobre o Programa Recupera Créditos Tributários da Taxa de Incêndio e que aumentaria a arrecadação do Estado do Rio de Janeiro. Até hoje não foi regulamentada, apesar da violenta crise que o Rio atravessa.

    Por ofício, o deputado, que é presidente da Comissão de Tributação da Alerj, cobrou ao Secretário de Estado de Defesa Civil essa regulamentação. Luiz Paulo estima em mais R$ 100 milhões a arrecadação em até um ano.

    Afirma o deputado: "Até agora, o governo não mexeu uma palha. Estamos vivendo uma crise financeira séria e precisamos melhorar a arrecadação para os cofres do Estado."

    No ofício n° 80/2017 da Comissão, o deputado solicita que o secretário informe o valor que o Estado arrecadou em decorrência da vigência da Lei 7.166 no exercício financeiro de 2016 e no primeiro semestre de 2017. Essa Lei foi construída com o mesmo conceito da lei 7.158/2015 que possibilitou aos motoristas quitarem o débito atrasado com o IPVA, dividindo o pagamento em até 12 vezes, sem juros e multas, fazendo com o que Estado ampliasse a receita no ano de 2016.

    O imobilismo do governo estadual, sempre focado nas negociações com o governo federal, tem provocado perdas na arrecadação de valores que poderiam reduzir o transtorno a que vem sendo submetida a população fluminense, com serviços públicos falidos, desordem urbana, violência exacerbada, além dos servidores sem salário ou com salários atrasados.

    Luiz Paulo faz solicitação contundente o governador: "Governador Pezão, além de ir a Brasília semanalmente pedir transferências e cumprimentos de acordos aos quais o governo federal faz ouvidos moucos, que tal colocar para trabalhar sua equipe em questões que, levadas adiante com competência, podem colaborar de forma substantiva não só para a superação das dificuldades, mas para tornar transparentes as ações do Executivo Estadual? Afinal, o senhor, governador, deve isso à população do Estado que se propôs governar. Pelo menos isso, é claro."

    Ou seja, parodiando Macunaíma, de Mário de Andrade – "Muita Saúva, Pouca Saúde, Os Males do Brasil São" – também samba enredo da escola de samba carioca São Clemente de 1986 – lá vai a atualização conceitual – "Falta de transparência, corrupção e imobilismo do governo os males do Rio são".

    Macunaíma, de Mário de Andrade –