IPTU – atualizar valores levando em conta a realidade do Rio

  • Sáb, 05 de Agosto de 2017 11:17
  • IPTU-rio-de-janeiro-prefeitura-aumento-psdb-carioca-bancada-tucana

    Direção tucana carioca e vereadores debatem tema que tanto interessa a cariocas.

    Em breve, a Câmara Municipal deverá colocar em votação o projeto da prefeitura do Rio propondo mudanças na cobrança de IPTU, revendo isenções, alíquotas e descontos; reajustando a planta de valores de imóveis residenciais e não residenciais e alterando a alíquota do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis.

    A Comissão Executiva do PSDB Carioca reuniu-se para discutir a questão, que interfere profundamente na vida de todos os cariocas, causando impacto substantivo, principalmente se levarmos em conta a crise econômico-financeira por que passa o Brasil e particularmente o Rio de Janeiro, incluindo a capital. Sem contar com a altíssima taxa de desemprego, ainda mais sentida no Rio, numa verdadeira ressaca pós Copa e Olimpíada.

    Pela inação da prefeitura, desde 1997, 20 anos, portanto, a planta de valores não é corrigida. O que levou a grandes distorções. Como se pretende corrigir 20 anos em 1? Sem dúvida, é necessário que se façam ajustes, mas estes não podem ignorar o momento que vivemos e o sofrimento a que a população carioca vem sendo submetida, inclusive com ausência de serviços públicos minimamente qualificados. Como justificar esse verdadeiro ataque aos bolsos do cidadão desta cidade?

    Nossos vereadores e o conjunto da direção tucana carioca pensam que há limites a serem colocados neste aumento e, principalmente, que sua cobrança seja parcelada, de forma a reduzir o impacto em 2018, mas garantindo que as correções sejam iniciadas. Além disso, que se garante um teto para limitar essa correção em torno de 40%. As discussões continuam e espera-se sensibilidade da prefeitura para compreender a importância deste momento e os riscos de brutal inadimplência. Espera-se, também, que os vereadores do Rio tenham sensibilidade para, de forma propositiva, aprovarem as mudanças que melhorem o projeto, tornando-o funcional para todos os segmentos da sociedade carioca.

    IPTU – atualizar valores levando em conta a realidade do Rio