Felipe Michel: Plano Municipal de Prevenção à Obesidade pode virar Lei

  • Qua, 27 de Junho de 2018 10:15
  • vereador-felipe-michel-projeto-transparecia-psdbcarioca

    Problema crescente precisa ser enfrentado

    Vereador Felipe Michel apresentou o Projeto de Lei 649/2017, que institui o Plano Municipal de Prevenção à Obesidade. Obesidade e sobrepeso são problemas crescentes no país, segundo seguidas matérias sobre o assunto, mostrando a gravidade da questão, inclusive para crianças. Os índices aumentam ano a ano.
    Matéria recente do Jornal do Brasil destaca: "A Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 bilhão de adultos tenham sobrepeso, sendo 600 milhões com obesidade. Ainda assim, de acordo com estudos publicados na revista Lancet, nos últimos 30 anos nenhum país conseguiu elaborar estratégias para reverter a epidemia de obesidade de forma consistente. No Brasil não é diferente. Nos últimos 35 anos a prevalência de obesidade subiu de 5,4% para 21% da população. De acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada ano são 1 milhão de novos casos de obesidade no país e a cada 15 anos dobra a taxa de casos de obesidade."

    Diante desse quadro, o projeto apresentado pelo vereador Felipe Michel ganha ainda maior relevância. Segundo ele: "O Rio de Janeiro é a cidade que tem a maior concentração de pessoas acima do peso do país." Devido à importância do tema, a Rio TV Câmara organizou debate sobre o tema, com a participação da endocrinologista Dra. Lívia Lugarinho Corrêa de Melo, do IEDE – Inst. Estatual de Diabetes e Endocrinologia da Secretaria do Estado de Saúde; Dra. Kelly Gonzaga, nutricionista do CRN4 – Conselho Regional de Nutrição e Diretora da Associação de Nutricionistas do Estado RJ; e Dra. Aline Ribeiro, nutricionista do Instituto de Nutrição Anne Dias.

    Legislar é uma nobre missão dos parlamentares. Antenado com as questões mais importantes para a vida da população carioca, o vereador Felipe Michel exerce importante papel ao propor o Plano Municipal de Prevenção à Obesidade e participar de mobilização de discussões que façam avançar a consciência sobre a gravidade e urgência de enfrentar, com seriedade, esse aumento da obesidade na população.

    Felipe Michel: Plano Municipal de Prevenção à Obesidade pode virar Lei