Zona Norte recebe sua primeira base estendida da Ronda Escolar da Guarda Municipal

  • Seg, 18 de Março de 2019 22:14
  • vereador-prof-adalmir-projeto-doacoes-psdbcarioca

    Iniciativa do vereador Professor Adalmir visa a melhorar a segurança

    Iniciativa do vereador Professor Adalmir leva para o Parque Anchieta novo ponto de logística e atuação da GM em benefício da região. Inauguração foi no último sábado (16).

    Unindo forças para elevar a segurança na cidade, uma proposta do vereador Professor Adalmir (PSDB-RJ), foi acolhida pela Prefeitura – que inaugurou, no último sábado (16), a primeira base estendida da ronda escolar da Guarda Municipal na zona norte. Ela foi implantada na Praça João Moreira, S/Nº, no Parque Anchieta (bairro que faz limite com Anchieta, Ricardo de Albuquerque e Realengo).

    Além desses, os bairros diretamente beneficiados com a iniciativa são Mariópolis, Deodoro, Bento Ribeiro e Marechal Hermes, entre outros assistidos pela 6ª CRE – área que reúne mais de 100 escolas municipais, beneficiando ao menos 45 mil alunos.

    O vereador Professor Adalmir foi o primeiro a dedicar-se a formular políticas públicas no âmbito municipal, visando a melhorar sensação de insegurança que assola a cidade como um todo e essa região, em particular.

    "A segurança é um dever do Estado e um direito de todos. Mas, nem por isso o município deve se eximir de colaborar com iniciativas que visem a redução da violência e da criminalidade. Não tenho dúvida de que essas ações colaboram positivamente para a redução dos índices de violência da nossa região" destaca o político, que também visitou os batalhões da Polícia Militar da região ao longo do ano, reforçando as solicitações para maior atuação da tropa na área. O pedido originou o ofício (189/19), solicitando o destacamento de policiamento ostensivo para a localidade.

    Na inauguração, o vereador relembrou sua motivação pelo projeto e lamentou os últimos ataques ocorridos em escolas do País.

    "Quando eu vislumbrei uma base da ronda escolar para a região de Anchieta e adjacências, onde temos um dos menores IDHs da cidade, o massacre da Escola de Realengo já havia ocorrido. Como pai, professor e desde o início do meu mandato, membro da Comissão dos Direitos da Criança e do Adolescente, o que eu mais temia é que essa trágica historia se repetisse. Infelizmente, isso aconteceu em outro ponto do país. A Educação é uma das bandeiras que sempre defendi e, por isso, sou engajado nas causas que resguardem a vida das nossas crianças e colaborar para a otimização da ronda escolar veio ao encontro a isso. O intuito é que a mesma amplie a sensação de segurança que a população tanto busca. Estou muito feliz que a Prefeitura tenha abraçado esse importante projeto para a zona norte carioca, historicamente menos assistida" conclui o vereador.

    Saiba mais sobre a nova base:

    O espaço servirá para ações logísticas, concentração e ampliação da ronda escolar oferecida na região e capacitação da guarnição visando a coibir pequenos delitos, com o intuito de elevar a qualidade de vida dos cariocas que vivem nessa área sensível da cidade, que abriga uns dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do município. No espaço, há, ainda, sala de reuniões e vestiários masculinos e femininos, além de área para receber uma provável futura expansão do centro de controle da GM.

    Zona Norte recebe sua primeira base estendida da Ronda Escolar da Guarda Municipal